terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Feira Pedagógica do CEM!!!












Olá!

Nossa feira foi um sucesso, o envolvimento foi fantástico, utilizamos o jogo urna eletrônica do camarada Vítor com o objetivo de apurar os votos e identificar o projeto vencedor.Veja:



1° Turma 801
2° Turma 901
3° Turma 702


O principal projeto da turma 702 foi o Pc refrigerado à óleo, mantendo uma temperatura média de 45° rodando Linux Pandorga veja:











Logo abaixo veja apresentação do "Desktop 3D", rodando Linux Debian lenny e com os efeitos 3D do Compiz-Fusion ativos, veja o efeito queimar tela!













Tivemos diversos projetos de física, química e ciências e etc.














Parabéns ao projeto CEM% SOFTWARE LIVRE Turma 702 3°lugar com louvor.



A Laranja Mecânica!!!

terça-feira, 2 de novembro de 2010


Caros alunos do CEM, respondam este quiz com atenção!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Avaliação de Informática 4°bimestre


Alunos do CEM 8° e 9°ano cliquem neste link e boa prova!

Alunos do CEM 6° e 7°ano cliquem neste link e boa prova!

Alunos do CEM em recuperação 3°b cliquem aqui! e boa sorte.

terça-feira, 5 de outubro de 2010


Alunos do CEM cliquem neste link!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Colégio CEM 100% movido à software livre!!!




Enfim, o laboratório do colégio CEM está operando à todo vapor, depois das dificuldades relatadas anteriormente, os alunos podem à partir de agora desfrutar de toda esta infraestrutura tecnológica disponível no colégio CEM. Estamos todos a adequar-se ao plano pedagógico afim de usufruir deste potencial maravilhoso que o software livre pode nos proporcionar , quer seja no considerável aumento do número de computadores, quer seja na gama de softwares educativos disponíveis, à saber:


Tuxmath

Gcompris

Kmathtest

Kbruch

labirinto

E outros...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

As terríveis VXPro


 

       Bem, estive tentando estabilizar algumas placas antigas à saber , Vxpro (Pcchips M537)  e VXProII (Pcchips M559). A vxpro possui pinagem para instalação de um espelho ps/2 e espelho usb, a questão é que no caso da vxpro só é possivel a instalação do espelho ps/2 e upgrade de bios, coloquei uma bios de 1998 muito boa ficou violenta, a anterior era de 1997. com relação ao USB não é possível pois não funciona devido a um erro no projeto original dessa placa a pinagem existe porém não existe opção no setup para ativá-lo e literalmente não funciona.



     Sendo assim o upgrade possível, será:  bios  atualizada, adição espelho ps/2 , um overclock básico num Pentium 166mx fazendo-o operar a 250mhz!!! e só.Lembrando que estas placas às vezes ou normalmente devido a idade não suportam mais o FSB máximo no caso desta 83mhz, devendo-se então reduzí-lo para 75mhz, 66mhz afim de que a mesma estabilize e pare de dar erros aleatórios de memória, travamentos, falhas no windows ou travamento no linux, os típicos erros de VXD .

   ex: ocorreu um erro fatal 0E em 0028:C0045274 no VXD Vcache (01)+00000B20.0 o aplicativo será encerrado.


     Num 1°momento se imagina ser problemas de memória , cache externo, e também o podem... só que o problema em questão é exatamente o FSB máximo que esta famigerada suporta nesta idade . Fabricadas na década de 90, estas placas por vezes não aguentam o FSB máximo 83mhz, 75mhz decalcado na mesma. Isso  dá um cansaço danado para isolar este mau comportamento, Depois de horas e horas seguidas de testes e trocas de memória e gravação da bios atualizada 2A5LAH09.bin " atualize por sua conta e risco"!, reduzo o FSB para 66mhz e pimba! tudo estável e funcionando ótimo.


     Com relação a vxpro II, os desafios são maiores, não possui pinagem ps/2 , e o problema da pinagem USB relatada antes continua ou seja o USB não funciona devido "erro projeto fabricação". 










      Veja diagrama da VXproII ou Pcchips M559 ao lado, a questão é que os problemas se repetem, à saber:

  • Estabilizar a placa, solucionando problemas de FSB (Front Side Bus) e etc.
  • Gravar bios atualizada, conseguí uma de 1999 experimental super estável pasmen!!! 5590228S.rom "grave por sua conta e risco"
  • Testes muitos testes com windows e linux.










     No final das contas temos 02 placas jurrásicas VXpro com 64Mb de EDO e VXproII com 80MB de EDO superestáveis e rápidas he...he...he...








     Outrossim, como "nem tudo são flores" casar memórias EDO antigas com seus respectivos pares afim de eliminar erros de incompatibilidade foi terrível.


Até a próxima!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Manutenção de um pc obsoleto em 05 passos!


Para começar a fonte liga, porém não aparece nada no vídeo e nenhum bip para ajudar.


1- Faça um reconhecimento interno, só para ter certeza do que já se desconfiava... um pc jurássico, vai encarar? sem problemas.





2- Insira uma pci analizer 04 dígitos no slot pci, e observe os códigos. Neste caso o código apresentado é (CI, C6 ) não tem erro é memória. Sabendo disso , deve-se proceder a limpeza dos slots, troca possível dos pentes se necessário ou mudança de posição dos mesmos, no meu caso optei pela mudança de posição dos pentes.











3- Troca efetuada, os códigos seguem seguem normais sem maiores problemas, observe na foto ao lado.










4- Agora vc pode observar que o pc inicia normalmente, sem maiores problemas, veja 










5- Cobre um preço justo por seu trabalho e seja feliz com sua Pci Analyzer!


Até mais,






quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Laboratório de Informática do CEM


Olá pessoal, dia 05/01/2010 iniciei o processo de adequação do laboratório de informática do Colégio CEM, a proposta pedagógica é baseada em software livre, como estamos sem "net" no momento rsrsrs.... precisarei suplantar estes empecilhos iniciais. Inicialmente estava personalizando uma versão do Resulinux , instalando alguns softwares educativos para este propósito talvez ele se tornasse uma espécie de Resu-Edu, he...he...he... porém, a "net" seria imprescindível. Sendo assim, optei pelo pacote pronto do Pandorga Linux muito bem cotado por sinal... A princípio eu iría estabilizar todos os micros, para depois iniciar a instalação do Pandorga Linux mas, problemas técnicos diversos e a necessidade de se demorar mais em micros antigos e problemáticos, me levaram a acelerar o processo de instalação nos microcomputadores que estão razoáveis e ou com problemas que permitem rápidas soluções, afim de que eu pudesse o quanto antes ter algo substancial... na foto ao lado vemos uma K7sem 3.0a com cód. C1 (memória) os dois últimos da direita na Pci Analizer . Devido a testes anteriores, minha tese é que a memória está ok. Então onde está o problema? desconfiando da bios resolvi gravar para a última versão disponibilizada pelo fabricante.










Estou usando experimentalmente uma Pci Analyzer 04 dígitos, com propósito de acelerar o processo de diagnóstico. Veja ao lado a K7sem 3.0a após limpeza dos resíduos de poeira, está ligada fora do gabinete para facilitar manipulação dos componentes internos e gravação de bios à seguir.








As coisas começam a complicar, máquinas mais antigas, maiores problemas técnicos à resolver. Uma placa K7sem está travando aleatoriamente, após análise da mesma resolvi gravar uma nova bios, a versão anterior era a 3.0a 11/16/2002 , gravei para a última versão 3.1a
Release Date 2005/03/14 veja fotos.















Agora estou instalando o Pandorga Linux, sem maiores problemas espero.