sábado, 16 de janeiro de 2010

Manutenção de um pc obsoleto em 05 passos!


Para começar a fonte liga, porém não aparece nada no vídeo e nenhum bip para ajudar.


1- Faça um reconhecimento interno, só para ter certeza do que já se desconfiava... um pc jurássico, vai encarar? sem problemas.





2- Insira uma pci analizer 04 dígitos no slot pci, e observe os códigos. Neste caso o código apresentado é (CI, C6 ) não tem erro é memória. Sabendo disso , deve-se proceder a limpeza dos slots, troca possível dos pentes se necessário ou mudança de posição dos mesmos, no meu caso optei pela mudança de posição dos pentes.











3- Troca efetuada, os códigos seguem seguem normais sem maiores problemas, observe na foto ao lado.










4- Agora vc pode observar que o pc inicia normalmente, sem maiores problemas, veja 










5- Cobre um preço justo por seu trabalho e seja feliz com sua Pci Analyzer!


Até mais,






quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Laboratório de Informática do CEM


Olá pessoal, dia 05/01/2010 iniciei o processo de adequação do laboratório de informática do Colégio CEM, a proposta pedagógica é baseada em software livre, como estamos sem "net" no momento rsrsrs.... precisarei suplantar estes empecilhos iniciais. Inicialmente estava personalizando uma versão do Resulinux , instalando alguns softwares educativos para este propósito talvez ele se tornasse uma espécie de Resu-Edu, he...he...he... porém, a "net" seria imprescindível. Sendo assim, optei pelo pacote pronto do Pandorga Linux muito bem cotado por sinal... A princípio eu iría estabilizar todos os micros, para depois iniciar a instalação do Pandorga Linux mas, problemas técnicos diversos e a necessidade de se demorar mais em micros antigos e problemáticos, me levaram a acelerar o processo de instalação nos microcomputadores que estão razoáveis e ou com problemas que permitem rápidas soluções, afim de que eu pudesse o quanto antes ter algo substancial... na foto ao lado vemos uma K7sem 3.0a com cód. C1 (memória) os dois últimos da direita na Pci Analizer . Devido a testes anteriores, minha tese é que a memória está ok. Então onde está o problema? desconfiando da bios resolvi gravar para a última versão disponibilizada pelo fabricante.










Estou usando experimentalmente uma Pci Analyzer 04 dígitos, com propósito de acelerar o processo de diagnóstico. Veja ao lado a K7sem 3.0a após limpeza dos resíduos de poeira, está ligada fora do gabinete para facilitar manipulação dos componentes internos e gravação de bios à seguir.








As coisas começam a complicar, máquinas mais antigas, maiores problemas técnicos à resolver. Uma placa K7sem está travando aleatoriamente, após análise da mesma resolvi gravar uma nova bios, a versão anterior era a 3.0a 11/16/2002 , gravei para a última versão 3.1a
Release Date 2005/03/14 veja fotos.















Agora estou instalando o Pandorga Linux, sem maiores problemas espero.