quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

As terríveis VXPro


 

       Bem, estive tentando estabilizar algumas placas antigas à saber , Vxpro (Pcchips M537)  e VXProII (Pcchips M559). A vxpro possui pinagem para instalação de um espelho ps/2 e espelho usb, a questão é que no caso da vxpro só é possivel a instalação do espelho ps/2 e upgrade de bios, coloquei uma bios de 1998 muito boa ficou violenta, a anterior era de 1997. com relação ao USB não é possível pois não funciona devido a um erro no projeto original dessa placa a pinagem existe porém não existe opção no setup para ativá-lo e literalmente não funciona.



     Sendo assim o upgrade possível, será:  bios  atualizada, adição espelho ps/2 , um overclock básico num Pentium 166mx fazendo-o operar a 250mhz!!! e só.Lembrando que estas placas às vezes ou normalmente devido a idade não suportam mais o FSB máximo no caso desta 83mhz, devendo-se então reduzí-lo para 75mhz, 66mhz afim de que a mesma estabilize e pare de dar erros aleatórios de memória, travamentos, falhas no windows ou travamento no linux, os típicos erros de VXD .

   ex: ocorreu um erro fatal 0E em 0028:C0045274 no VXD Vcache (01)+00000B20.0 o aplicativo será encerrado.


     Num 1°momento se imagina ser problemas de memória , cache externo, e também o podem... só que o problema em questão é exatamente o FSB máximo que esta famigerada suporta nesta idade . Fabricadas na década de 90, estas placas por vezes não aguentam o FSB máximo 83mhz, 75mhz decalcado na mesma. Isso  dá um cansaço danado para isolar este mau comportamento, Depois de horas e horas seguidas de testes e trocas de memória e gravação da bios atualizada 2A5LAH09.bin " atualize por sua conta e risco"!, reduzo o FSB para 66mhz e pimba! tudo estável e funcionando ótimo.


     Com relação a vxpro II, os desafios são maiores, não possui pinagem ps/2 , e o problema da pinagem USB relatada antes continua ou seja o USB não funciona devido "erro projeto fabricação". 










      Veja diagrama da VXproII ou Pcchips M559 ao lado, a questão é que os problemas se repetem, à saber:

  • Estabilizar a placa, solucionando problemas de FSB (Front Side Bus) e etc.
  • Gravar bios atualizada, conseguí uma de 1999 experimental super estável pasmen!!! 5590228S.rom "grave por sua conta e risco"
  • Testes muitos testes com windows e linux.










     No final das contas temos 02 placas jurrásicas VXpro com 64Mb de EDO e VXproII com 80MB de EDO superestáveis e rápidas he...he...he...








     Outrossim, como "nem tudo são flores" casar memórias EDO antigas com seus respectivos pares afim de eliminar erros de incompatibilidade foi terrível.


Até a próxima!